Toda atividade humana gera uma alteração no meio ambiente, isso se chama impacto ambiental. É importante estudar e avaliar o tamanho desse impacto, assim como refletir e pensar em mudanças para prevenir suas consequências. Já falamos aqui sobre como os biodegradáveis podem ser uma solução para o fim da morte da vida selvagem e como a lista de materiais com esse material é extensa. Aqui vamos listar outras 5 maneiras para continuar a reduzir o seu impacto ambiental.
Um dos grandes vilões da vida marítima, em algumas regiões do Brasil o canudo de plástico já é proibido. A substituição foi feita por sua versão em papel, mas também é possível encontrar no mercado várias opções em inox. Essas são reutilizáveis, laváveis e duram anos. Podem ser encontrados em diferentes tamanhos e modelos personalizáveis, com e sem dobra, além acompanhar uma escovinha para a higienização.
Ela entope bueiros, polui o solo e é facilmente confundida como alimento pelos animais marinhos, por isso prefira sempre sua versão biodegradável em supermercados. Também é uma boa opção utilizar ecobags, essas são de materiais resistentes e também podem ser utilizadas por muito tempo. Outras opções são as em papel e, caso a quantidade de compras for grande, prefira caixas de papelão.
Estima-se serem usados cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia no Brasil. Cada copo é geralmente usado apenas por alguns segundos e imediatamente descartado. Prefira também os biodegradáveis, o utilizando por o maior tempo possível antes de descartá-lo. Como alternativa, leve com você um squeeze, você pode encontrar versões térmicas muito boas, mantendo sua água fresca por muito tempo. Outra opção é o copo sanfona, de estrutura retrátil e leve, é facilmente transportado na bolsa.
Quem tem gato sabe o quanto é necessária a constante troca da areia higiênica dos seus bichanos, para evitar o mau cheiro e contaminação. Nenhuma das areias comuns é biodegradável, mas temos algumas boas alternativas para substituir. Uma delas é a farinha de mandioca, ela é muito mais barata que aquela areia famosa por formar torrões e faz o mesmo efeito. Também existe o granulado de ferragem, feito com material reaproveitado das indústrias madeireiras, ele absorve a urina melhor que as areias higiênicas e evita o mau cheiro.
Por serem de material antibacteriano natural, as escovas de bambu são a melhor alternativas às convencionais de plástico. O material também não tem porosidade, o que evita a contaminação por fungos. Sua matéria prima é de rápido crescimento, não causa grande agressão ao meio ambiente no seu plantio e necessita de pouca água para crescer. Com essas pequenas mudanças você estará promovendo grande ajuda ao meio ambiente. Faça a diferença!
Comente